Maturidade do Processo Ambiental - Nível 3 na Prática
O nível 3 de maturidade organizacional, segundo Redaelli (2018), é o nível em que a organização olha para o mercado e busca entender as fontes da sua demanda por produtos e serviços, ou seja, os seus antecedentes explicativos do desempenho. No seu nicho de atuação, no seu segmento e no mercado em geral estão disponíveis uma série de informações, em que as quantitativas são denominadas de variáveis. Algumas variáveis de mercado podem apresentar relação com o desempenho da organização e outras não.
O trabalho nessa etapa deve focar na coleta das variáveis que têm potencial relação com a atuação da empresa para posteriores análises matemáticas, como por exemplo, análises multivariadas de dados, com a finalidade de testá-las para identificar quais são as que têm relação significativa com o desempenho do negócio. As variáveis qualitativas também devem ser analisadas; teorias econométricas podem ser formuladas, associando variáveis qualitativas às quantitativas, ou seja, associando a economia à estatística.
Esse nível de maturidade olha para a organização no seu ambiente de inserção micro e macro, no qual encontra-se a Inteligência de Mercado. No nível de ambiente e demandas, a pergunta norteadora é “O que explica o desempenho do empreendimento no cenário macro e microeconômico? ”. A organização que consegue responder essa questão é mais competitiva através da Gestão de Demanda, desenvolvendo capacidade de ajustamento dos processos decorrentes da avaliação dos antecedentes de desempenho relativo.
Fonte: REDAELLI, E. J. Business Analysis & Data Science. Apresentado em 21 de Junho de 2018.