PRODUTOS E SERVIÇOS

Proposta de Valor

 

Modelagem Estratégica & Business Analysis

A modelagem estratégica consiste em realinhar a organização, criando sinergia na geração de valor a clientes por intermédio de processos que contribuem para a melhor interação com o público alvo da empresa. Nesse processo, o desdobramento do planejamento estratégico complementa a modelagem e o gerenciamento pelas diretrizes define as etapas da estratégia.

Esse processo pode ser feito com base no Business Analysis, em que uma avaliação dos resultados obtidos historicamente com todas as variáveis do mercado que tem relação com o tipo de negócio do setor industrial da empresa dá origem a  dados de mercado relevantes ao tipo de negócio, visando avaliar o impacto dessas variáveis na empresa.

Estudos de Viabilidade

 

Planejar negócios evita muitos dissabores da etapa de execução, especialmente quanto a investimentos mal definidos ou inconsistentes com os resultados planejados. Por isso, os estudos de viabilidade avaliam os investimentos em empreendimentos de risco, antecipando resultados potenciais e, com isso, evitando perdas de capitais.

Estudos Econométricos & Data Science

 

Diante das incertezas e das mudanças, antecipar-se aos impactos pode ser um componente decisivo na manutenção de vantagens estratégicas. Os estudos econométricos melhoram a capacidade preditiva de cenários, com o monitoramento das variáveis do ambiente competitivo que tem impacto no seu negócio, antecipando mudanças. Nesse sentido, o Data Science auxilia na compreensão dos dados obtidos no estudo, tornando-os úteis para a realidade do negócio.

Os cenários que podem ser mapeados a partir do sistema de Data Science (ciência de dados) são assim classificados:

(i) Cenários econômicos: com a modelagem causal explicativa do desempenho relativo;

(ii) Cenários operacionais: com a avaliação da cadeia de suprimentos e com a análise envoltória de dados, para estimação de resultados otimizados com os recursos e capacidades disponíveis;

(iii) Cenários normativos: com o monitoramento do impacto das leis e regulamentos do setor industrial de inserção da organização;

(iv) Cenários regulatórios: com o monitoramento do ajustamento do portfólio de produtos e serviços às demandas de valor percebidas pelos clientes-alvo da proposta empresarial.

Governança Corporativa

 

Os processos de governança orientam os sistemas organizacionais. A estruturação da alta direção é uma área de serviços da Intellectum, visando estabelecer mecanismos mais adequados de comando, monitoramento e controle empresarial.

Gestão por Diretrizes

 

O gerenciamento das diretrizes corresponde a integração única de todas as atividades da organização alinhadas com a estratégia deliberada, numa pauta comum, considerando os seus objetivos de longo prazo. Com isso, definir a visão de futuro da organização e elaborar os macro direcionadores da estratégia promove a precedência dos planos sobre as pressões do dia a dia, que competem pelos recursos de tempo e atenção das pessoas, priorizando sempre o que deve ser feito como reflexo das suas intenções estratégicas e o que foi consensado e estabelecido como objetivo essencial para a empresa. Assim se definem os caminhos de valor estratégico e um mapa de indicadores das diretrizes, monitorados sistematicamente para acompanhar a evolução do planejamento corporativo.

Cultura Organizacional

 

A cultura organizacional trata da ordem social tácita que molda os comportamentos do grupo social, por meio do encorajamento, ou não, e da aceitação ou rejeição de comportamentos aceitos dentro do sistema de crenças vigente. Com o diagnóstico da cultura organizacional vigente, pode-se mapear as lacunas existentes entre o estado atual (cultura vigente e que produz um certo resultado) e o estado futuro desejado para a organização (que pode demandar intervenções programadas para o realinhamento). A partir desse mapeamento da cultura vigente e da consciência de eventuais mudanças, pode-se então definir um plano de desenvolvimento corporativo que embasa o desenvolvimento dos funcionários, com sinergia ao futuro pretendido para a organização.

Jornada Estratégica

 

A estratégia é um exercício relativamente lógico e racional. No entanto, a adesão das pessoas da organização aos planos decorrentes da etapa do planejamento estratégico não segue a mesma determinação lógica. Até porque a motivação das pessoas é uma combinação de fatores pessoais e sociais e sua estrutura não se mostra facilmente. A lógica de ação resultante (congruente ou incongruente) evidencia o ambiente mental do grupo social e está estreitamente ligado e relacionado com a cultura organizacional. Enriquecer os modelos de descrição da realidade e de como as organizações se inserem nela, aumenta a capacidade dos gestores de lidarem com as inúmeras variáveis presentes no ambiente organizacional. A Jornada Estratégica é um programa no formato de imersão e se propõe a debater como aumentar a compreensão acerca dos aspectos objetivos e subjetivos que podem potencializar o aumento do desempenho empresarial.

Academia de Gestão

 

Conhecimento para a tomada de decisão, compreendendo o ambiente, suas variáveis e os impactos do processo decisório é a base de uma gestão profissional. A Academia de Gestão promove imersões em conhecimento estruturado que promovem incrementos de consciência e domínio pessoal para contemporizar a decisão empresarial.

Qual o posicionamento estratégico de seus produtos?

Como é a entrega de valor aos clientes?

Como é a entrega de valor aos clientes?

Qual o posicionamento estratégico de seus produtos?

Precisa de mais informações?

Estamos aqui para ajudá-lo. Entre em contato por telefone, email ou redes sociais.

Intellectum Inteligência Estratégica

Av. Rio Branco, 1667, térreo - Rio Branco

Caxias do Sul - RS

(54)98402.2960

emir@intellectum.com.br