top of page

Maturidade nos processos organizacionais – 3º Nível

Considerando-se o ambiente de inserção da proposta de valor organizacional (mercado) como aquele que serve de base para a segmentação e, a partir dessa, o posicionamento da oferta empresarial, o nível 3 de maturidade, na nossa proposta de análise, equivale à compreensão do cenário de atuação.

maturidade organizacional nível 3, redaelli

Nesse sentido, a organização deveria ser capaz de projetar seus resultados avaliando diversos fatores do ambiente. No entanto, geralmente, as organizações não conhecem as relações de causa e efeito do ambiente sobre o negócio, senão empiricamente. O resultado de desempenho pode ser considerado como dependente de variáveis independentes que existem no ambiente macro e micro econômico. Essas variáveis atuam como antecedentes do desempenho relativo da empresa; isso quer dizer que a firma não controla o ambiente, mas é ajustável a ele quando percebe as sutilezas e tendências, bem como as armadilhas que o mercado engendra.

A compreensão das variáveis independentes sobre os resultados demanda a compreensão do nível de organização do ambiente macro econômico (estrutura política, econômica, social e cultural do país), bem como o cenário micro no setor de atuação da empresa (nível da economia industrial do segmento de atuação). Esse é o contexto do business analytics, pois analisar os dados do ambiente de negócios ajuda a desenvolver nas organizações a capacidade de tomar decisões baseadas em informações concretas. O aumento do nível de sofisticação analítica suporta o aumento de desempenho organizacional.

Essas variáveis de mercado podem ser monitoradas com relativa assertividade, contribuindo para que os gestores possam tomar as decisões mais adequadas aos planos da empresa.

A inteligência de mercado é uma das formas mais usuais das empresas monitorarem os fatores macro e micro econômicos que têm impacto no negócio. Como o mercado é composto por forças dinâmicas e mutáveis, o processo sistemático de monitoramento desenvolve o conhecimento das forças que regem o negócio, conduzindo o tomador de decisões a otimizar suas ações no ambiente competitivo.

Essa orientação a mercado é uma diretriz presente nas organizações que perseguem aumentos nos níveis de maturidade ambiental.

O objetivo desse nível de maturidade é internalizar o conhecimento das variáveis do ambiente macro e micro econômico que tem impacto sobre o negócio, promovendo a capacidade antecipativa de cenários e, com isso, melhor tomada de decisão no planejamento do negócio, visando sua perpetuação.


Últimas notícias
Posts em destaque
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon
bottom of page