Maturidade nos processos organizacionais – 3º Nível

17/08/2018

Considerando-se o ambiente de inserção da proposta de valor organizacional (mercado) como aquele que serve de base para a segmentação e, a partir dessa, o posicionamento da oferta empresarial, o nível 3 de maturidade, na nossa proposta de análise, equivale à compreensão do cenário de atuação.

Nesse sentido, a organização deveria ser capaz de projetar seus resultados avaliando diversos fatores do ambiente. No entanto, geralmente, as organizações não conhecem as relações de causa e efeito do ambiente sobre o negócio, senão empiricamente. O resultado de desempenho pode ser considerado como dependente de variáveis independentes que existem no ambiente macro e micro econômico. Essas variáveis atuam como antecedentes do desempenho relativo da empresa; isso quer dizer que a firma não controla o ambiente, mas é ajustável a ele quando percebe as sutilezas e tendências, bem como as armadilhas que o mercado engendra.

 

A compreensão das variáveis independentes sobre os resultados demanda a compreensão do nível de organização do ambiente macro econômico (estrutura política, econômica, social e cultural do país), bem como o cenário micro no setor de atuação da empresa (nível da economia industrial do segmento de atuação). Esse é o contexto do business analytics, pois analisar os dados do ambiente de negócios ajuda a desenvolver nas organizações a capacidade de tomar decisões baseadas em informações concretas. O aumento do nível de sofisticação analítica suporta o aumento de desempenho organizacional.

Essas variáveis de mercado podem ser monitoradas com relativa assertividade, contribuindo para que os gestores possam tomar as decisões mais adequadas aos planos da empresa.

 

A inteligência de mercado é uma das formas mais usuais das empresas monitorarem os fatores macro e micro econômicos que têm impacto no negócio. Como o mercado é composto por forças dinâmicas e mutáveis, o processo sistemático de monitoramento desenvolve o conhecimento das forças que regem o negócio, conduzindo o tomador de decisões a otimizar suas ações no ambiente competitivo.

Essa orientação a mercado é uma diretriz presente nas organizações que perseguem aumentos nos níveis de maturidade ambiental.

 

O objetivo desse nível de maturidade é internalizar o conhecimento das variáveis do ambiente macro e micro econômico que tem impacto sobre o negócio, promovendo a capacidade antecipativa de cenários e, com isso, melhor tomada de decisão no planejamento do negócio, visando sua perpetuação.

Compartilhar no Facebook
Comparitlhar no Linkedin
Curtir
Please reload

Últimas notícias
Please reload

Posts em destaque
Please reload

Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Intellectum Inteligência Estratégica

Av. Rio Branco, 1667, térreo - Rio Branco

Caxias do Sul - RS

(54)98402.2960

emir@intellectum.com.br