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Maturidade nos processos organizacionais

A maturidade nos processos organizacionais corresponde ao nível 1 na nossa proposta de análise, pois está diretamente ligada ao planejamento, execução e controle das atividades que geram valor para o segmento alvo da proposta empresarial. Essa primeira abordagem da maturidade (nível 1) tem uma natureza objetiva e corresponde à ação administrativa e gerencial dentro das fronteiras controláveis da empresa, em que são definidos os processos para a ação organizacional.

maturidade nível 1 - processos - intellectum

O ambiente abordado é o da tarefa; se inicia com a clara definição do propósito organizacional e seus desdobramentos em crenças da ação organizacional. A partir daí, a liderança estabelece a arquitetura organizacional e o modelo de gerenciamento do negócio. Com isso, será possível a definição dos processos que suportarão a proposta de valor organizacional. Dos processos organizacionais, serão elaboradas as instruções de trabalho, e delas, a definição das atividades demandadas por cada elemento da organização, visando a prometida entrega de valor aos clientes.

Na modelagem organizacional são planejados os desdobramentos dos macroprocessos e os sistemas administrativo, de geração de valor e os de apoio a operação. A partir do mapa do negócio, a definição do modelo de gestão será uma decisão da alta direção, pois definirá as atividades de direcionamento de esforços e quais mecanismos de monitoramento serão utilizados pelos envolvidos no processo administrativo.

Definidas as diretrizes e políticas, os sistemas de controle e os regulatórios, o planejamento estratégico e seus desdobramentos, seguem as atividades de gerenciamento da estratégia. É importante ressaltar a demanda de inteligência organizacional, base da disseminação da cultura pretendida para a organização entregar o valor prometido.

Ressalta-se a necessidade de avaliação da integração interfuncional, pois dela dependerá o sequenciamento das atividades ligadas a efetividade da entrega do produto ou da prestação adequada do serviço prometido. Isso demanda alinhamento e a criação de uma agenda única, ou seja, sincronizada para que todas as atividades planejadas sejam desenvolvidas a contento.

Para os colaboradores, o que se deseja é a criação de sinergia para fins de melhorar o clima interno, base para o sucesso da entrega de valor aos clientes.

O objetivo é tornar a empresa uma organização classe mundial.


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