top of page

Maturidade do processo organizacional - Nível 1 na prática

No nível de processos organizacionais, a questão que norteia as atividades é “Qual a efetividade da utilização dos recursos e capacidades da empresa? ”.

Nessa questão foi utilizada a palavra efetividade porque ela se relaciona a benefícios trazidos, salientando que os processos do Sistema de Geração de Valor são os que agregam benefícios à empresa através da perspectiva dos clientes.

O primeiro foco de atividade é o mapeamento de todos os processos da organização, a fim de identificar qual é o Sistema de Geração de Valor, ou seja, quais atividades conferem valor à empresa perante o cliente. Os demais processos também deverão ser mapeados, mas se deve ter clareza de que estes servem ao Sistema de Geração de Valor, ou o coordenam.

Portanto, a Fase 1 inicia com o desenvolvimento do Mapa do Negócio e o mapeamento dos processos através de BPM – Business Process Management – que, traduzido para o português, significa Gerenciamento de Processos do Negócio. A Integração Interfuncional entre os Processos é realizada de forma a maximizar o resultado da empresa, conferindo agilidade através da eliminação de processos redundantes e retrabalhos. Com todos os processos mapeados, interligados e otimizados, é possível estabelecer o sistema de medição da eficiência e eficácia dos mesmos.

É interessante perceber que o mapeamento das operações internas da empresa também traz o benefício de mapear e preservar partes do Capital Intelectual, componente da Inteligência Organizacional, que é a forma de a empresa fazer o que ela faz de um jeito único. Esse também é um benefício proporcionado pelos programas de qualidade ISO e os Modelos de Excelência em Gestão da Fundação Nacional da Qualidade, que têm como requisito o mapeamento do negócio e seus processos.

Se a organização olha apenas para dentro dos seus processos, ela é uma organização orientada para Resultados.


Últimas notícias
Posts em destaque
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon
bottom of page